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Foto: Divulgação
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Rute Guedes em Terra do sol Jornalista | Publicado em 25 de janeiro de 2017

Rute Guedes
Jornalista
25/01/2017 em Terra do sol

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Oscar da diversidade

Confirmados as previsões e o sucesso da temporada pré-Oscar, o musical La La Land saiu na frente na corrida ao Oscar 2017, com 14 indicações, um feito que poucos filmes conseguiram na história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que concede a premiação mais importante do cinema. As comemorações em torno de La La Land só encontram rival no que vem sendo considerada uma vitória contra o racismo: nunca houve tantos indicados negros na festa da maior indústria do cinema.  Fato inédito, três atrizes negras concorrem como coadjuvantes e três profissionais negros concorrem na categoria roteiro adaptado. A festa de premiação será realizada em Los Angeles, em 26 de fevereiro.

Produção que resgata o charme dos grandes musicais de Hollywood, mas numa chave menos histriônica, flertando de leve com a estética do chamado cinema de arte, La La Land está conquistando crítica e público por onde passa (a produção está em cartaz em Goiânia). Com sua bela história de amor, atores carismáticos e uma trama envolvente, o longa foi o mais premiado na história do Globo de Ouro, faturando sete troféus. Na disputa pelo Oscar a produção concorre nas categorias mais cobiçadas: filme, direção, atriz (Emma Stone), ator (Ryan Gosling) e roteiro. O musical concorre também nas categorias de fotografia, figurino, montagem, trilha sonora original, canção original,  design de produção, mixagem de som e edição de som.

A ruiva Emma Stone, que já concorreu ao Oscar por Magia ao Luar, de Woody Allen, foi indicada pelo papel de uma atriz iniciante que se apaixona por um pianista de jazz. O rapaz é interpretado por Ryan Gosling, que na infância atuou no Clube do Mickey e tem se sobressaído com personagens fortes ao longo da carreira adulta. O casal, além da paixão, sonha com o sucesso em Los Angeles.

Foto: Divulgação

Moonlight: sob a luz do luar: outro concorrente de peso. Foto: Divulgação

A primazia de La La Land tem apenas um rival de peso, Moonlight: Sob a Luz do Luar, indicado em oito categorias: filme, direção (Barry Jenkins), ator coadjuvante (Mahershala Ali), atriz coadjuvante (Naomie Harris), roteiro adaptado, montagem, trilha sonora original e fotografia. O longa, com elenco todo negro e inédito no Brasil, narra a vida de um menino negro até a fase adulta, abordando as dificuldades em decorrência do racismo e da descoberta da homossexualidade.

A ficção científica A Chegada, de Dennis Villeneuve, também está no páreo com oito indicações: filme,  direção, roteiro, fotografia, montagem, design de produção, edição de som e mixagem de som edição de som.  Indicado em seis categorias, Manchester à Beira-Mar, da Amazon, é a primeira produção de um serviço de streaming a concorrer como melhor filme. O longa também foi indicado a direção (Kenneth Lonergan), roteiro original, ator (Casey Affleck), atriz coadjuvante (Michelle Williams) e ator coadjuvante (Lucas Hedges).

Mais diversidade

No ano passado, a lista de indicações ao Oscar chamou a atenção pela ausência de profissionais negros, o que levou à campanha Oscar so White (Oscar tão branco). Neste ano, a situação mudou e, das cinco  indicadas ao Oscar de coadjuvante, três são negras: Viola Davis (Um Limite Entre Nós), Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo) e Naomie Harris (Moonlight: Sob a Luz do Luar). Há ainda, na categoria de melhor atriz, Ruth Negga, de Loving.

Foto: Divulgação

Viola Davis e Denzel Washington em Um Limite Entre Nós: os dois foram indicados ao Oscar. Foto: Divulgação

O premiado Denzel Washington dirige e protagoniza Um Limite Entre Nós e foi indicado a melhor ator no papel de um catador de lixo que na juventude foi jogador de beisebol. Assim, ele se torna o ator negro com mais indicações da história da premiação. Outro ator negro a disputar uma estatueta, mas de coadjuvante, é Mahershala Ali, por Moonlight. O diretor de Moonlight, Barry Jenkis, é o quarto negro a disputar a categoria de melhor direção na história do Oscar, além de ser o primeiro a concorrer nas categorias de direção, filme  e roteiro simultaneamente.

Outro recorde de 2017 é na categoria de roteiro adaptado, na qual concorrem três profissionais negros: August Wilson (Um Limite Entre Nós) e Barry Jenkins e Tarell McCraney (Moonlight: Sob a Luz do Luar). E ainda tem mais: pela primeira uma mulher negra é indicada na categoria de montagem, Joi McMillon , juntamente com Nat Sanders, também por Moonlight.

Apesar de receber bem menos atenção na festa de Hollywood, a categoria de documentário tem quatro diretores negros entre os indicados, um recorde: Roger Ross Williams (Life, Animated), Raoul Peck (Eu Não Sou Seu Negro), Ava DuVernay (A 13ª Emenda) e Ezra Edelman (O.J.: Made in America).

Brasil

Embora a não indicação do filme brasileiro Aquarius ao Globo de Ouro, considerada uma espécie de prévia do Oscar, tenha sido um balde de água fria, ainda havia uma pequena esperança de que o longa-metragem fosse indicado em alguma outra categoria, principalmente a de melhor atriz para Sônia Braga, o que não ocorreu.

É bom lembrar que Aquarius não foi o eleito do Ministério da Cultura para concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O escolhido oficial foi o drama familiar Pequeno Segredo, que não ficou nem entre os nove pré-indicados para disputar a estatueta. Os dois títulos acabaram protagonizando um imbróglio de viés político o ano passado. Selecionado na mostra oficial do Festival de Cannes de 2016, Aquarius foi motivo de muita polêmica. Ao apresentar o filme no evento, o diretor Kleber Mendonça e sua equipe empunhavam cartazes criticando o processo de impeachment e falando que o País estava sofrendo um golpe.

Meses depois, com boas críticas em todo o mundo e uma boa bilheteria para um filme de arte, o longa foi preterido na escolha do Ministério da Cultura, já no governo de Temer. O preferido  foi  Pequeno Segredo, uma produção desconhecida à época da indicação,  e depois considerada insossa por boa parte da crítica e que passou quase despercebida nos cinemas brasileiros.

Confira os indicados

Melhor filme

A Chegada
Até o Último Homem
Estrelas Além do Tempo
Lion  ?
 Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar 

Um Limite Entre Nós
A Qualquer Custo
La La Land  ?
 Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar

Melhor atriz
Isabelle Huppert, por Elle          

 Ruth Negga, por Loving
Natalie Portman, por Jackie
Emma Stone, por La La Land  ?  Cantando Estações
Meryl Streep, por Florence: Quem é Essa Mulher?

Melhor atriz coadjuvante
Viola Davis, por Um Limite Entre Nós
Naomie Harris, por Moonlight: Sob a Luz do Luar
Nicole Kidman, por Lion  ?  Uma Jornada para Casa
Octavia Spencer, por Estrelas Além do Tempo
Michelle Williams, por Manchester à Beira-Mar

Melhor ator
Casey Affleck, por Manchester à Beira-Mar
Andrew Garfield, por Até o Último Homem
Ryan Gosling, por La La Land – Cantando Estações
Viggo Mortensen, por Capitão Fantástico
Denzel Washington, por Um Limite Entre Nós

Ator coadjuvante
Mahershala Ali, por Moonlight: Sob a Luz do Luar
Jeff Bridges, por A Qualquer Custo
Lucas Hedges, por Manchester à Beira-Mar
Dev Patel, por Lion  ?  Uma Jornada para Casa
Michael Shannon, por Animais Noturnos

Direção
A Chegada
Até o Último Homem
La La Land  ?
 Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Melhor animação
Kubo e As Cordas Mágicas
Moana
Minha Vida de Abobrinha
A Tartaruga Vermelha
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho

Roteiro original
A Qualquer Custo
La La Land  ?
 Cantando Estações
O Lagosta
Manchester à Beira-Mar
20th Century Women

Roteiro adaptado
A Chegada
Um Limite Entre Nós
Estrelas Além do Tempo
Lion  ?
 Uma Jornada para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar

Filme estrangeiro
Um Homem Chamado Ove  (Suécia)
Terra de Minas (Dinamarca)
Tanna (Austrália)
O Apartamento (Irã)
Toni Erdmann (Alemanha)

Documentário
Fogo no Mar
Eu Não Sou Seu Negro
Life, Animated
O.J.: Made in America
A 13ª Emenda

Trilha sonora
Jackie
La La Land  ?
 Cantando Estações
Lion  ?
 Uma Jornada Para Casa
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Passageiros

Canção original
Audition, de La La Land  ?  Cantando Estações
Can’t Stop the Feelings
, de Trolls
City of Stars, de La La Land  ?  Cantando Estações
The Empty Chair
, de Jim: The James Foley Story
How Far I’ll Go
, de Moana

Melhor curta-metragem
Ennemis Intérieurs, de Sélim Azzazi
La Femme et le TGV, de Timo von Gunten
Silent Nights, de Aske Bang
Sing (Mindenki), de Kristof Deák
Timecode, de Juanjo Giménez

Melhor documentário curta-metragem
Extremis, de Dan Krauss
4.1 Miles, de Daphne Matziaraki
Joe’s Violin, de Kahane Cooperman e Raphaela Neihausen
Watani: My Homeland, de Marcel Mettelsiefen e Stephen Ellis
The White Helmets, de Orlando von Einsiedel e Joanna Natasegara

Melhor curta de animação
Pearl
Piper: Descobrindo o Mundo
Blind Vaysha
Pear Cider and Cigarettes
Borrowed Time

Fotografia
A Chegada
La La Land  ?
 Cantando Estações
Lion
Moonlight: Sob a Luz do Luar
Silêncio

Efeitos visuais
Horizonte Profundo: Desastre no Golfo
Doutor Estranho
Mogli: O Menino Lobo
Kubo e as Cordas Mágicas
Rogue One: Uma História Star Wars

Edição de som
A Chegada
Horizonte Profundo  ?
 Desastre no Golfo
Até o Último Homem
La La Land  ?
 Cantando Estações
Sully  ?
 O Herói do Rio Hudson

Mixagem de som
A Chegada
Até o Último Homem
La La Land – Cantando Estações
Rogue One: Uma História Star Wars
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

Maquiagem e cabelo
Um Homem Chamado Ove
Star Trek: Sem Fronteiras
Esquadrão Suicida

Figurino
Aliados
Animais Fantásticos e onde Habitam
Florence: Quem é Essa Mulher?
Jackie
La La Land – Cantando Estações

Design de produção
A Chegada
Animais Fantásticos e onde Habitam
Ave, César!
La La Land – Cantando Estações
Passageiros

 Montagem
A Chegada
Até o Último Homem
A Qualquer Custo
La La Land- Cantando Estações
Moonlight: Sob a Luz do Luar

 

Tag's: cinema, diversidade, indicados, Oscar 2017

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1 comentários em “Oscar da diversidade”

  1. Dairan da Silva Lima disse:
    26 de janeiro de 2017 às 16:58

    Muito bom seu texto, já quero ver alguns desses filmes.

    Responder

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