O artista plástico, curador e diretor do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, Carlos Sena, morto em maio de 2015, em Goiânia, nunca deixava para depois os seus projetos. Mesmo doente, dedicou-se à seleção das obras que comporiam a terceira edição da mostra Diálogos Possíveis 3, do acervo da Faculdade de Artes Visuais da UFG.
Na coleção que leva seu nome, Carlos Sena pinçou 43 trabalhos de 31 artistas e um coletivo para integrar a mostra, que já está em cartaz no CCUFG, na Praça Universitária. Curador assistente da exposição, Divino Sobral, companheiro de Carlos Sena de muitos anos, considera a coleção, formada por obras de grandes artistas brasileiros contemporâneos, uma das mais importantes do país.
Numa vitrine está exposto o livro aberto nas páginas em que ele revela como formou o acervo da FAV e os catálogos das duas edições anteriores de Diálogos Possíveis 1 e 2. Na obra, Sena conceitua os diálogos possíveis. A instalação São Pedro Atendei Nossas Preces, doada por ele ao acervo, também integra a exposição.
Carlos nunca deixou de se emocionar com a arte. Selecionou trabalhos de altíssima qualidade. Sobral explica que, quando Sena pensou na coletiva, sua intenção era dilatar a área de alcance da mostra, a fim de estabelecer diálogos capazes de ecoar em territórios maiores, e que não se limitassem apenas à avaliação da produção acadêmica. Na sua concepção, a conversação é ampliada com a participação de artistas locais e nacionais, jovens e consagrados e outros sem quaisquer vínculos com a UFG.
Artistas participantes
– Juliano Moraes, Evandro Soares, Santhiago Selon, Helô Sanvoy, Fernando Velazquez, Carla Chaim, João Angelini, André Valente e Ana Teixeira
– Miguel Simão, Rosa Berardo, Alexandre Sequeira, Paulo Rezende e Weimer Carvalho
– Paul Setúbal, Rava, Pazé, Dalton Paula, Yara Pina, Marcela Tiboni
– José Rufino, Luiz Mauro, Anahy Jorge, Selma Parreira, Carlos Sena, Anna Behatriz Azevedo, Rodrigo Flávio
– Glayson Arcanjo, Caetano Dias, Hortência Moreira, Júlia Kater, Bicicleta Sem Freio
O curador selecionou algumas obras do acervo da FAV, muitas delas inéditas e outras já exibidas, umas doadas pelos artistas, outras provenientes de premiações do Salão de Arte Contemporânea do Centro-Oeste e de doações do 3C – Centro de Criação Contemporânea.
Pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, objetos, instalações, fotografias e videoinstalação dialogam entre si no imenso salão. “Há conversações possíveis, com a ressalva de que o espectador-leitor pode criar imaginariamente suas próprias conversas”, explica Sobral.
Serviço
Exposição: Diálogos Possíveis 3
Data de abertura: 29 de junho (quarta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Centro Cultural UFG – Praça Univesitária
Entrada franca