Eles têm idade para se aposentarem há muito tempo, mas graças a Deus não fizeram isso. Confira alguns veteranos dos palcos, do cinema e da TV que continuam em plena atividade, para felicidade do público.
Bibi Ferreira (94 anos) – Filha de peixe, dama dos palcos é. Do pai, Procópio Ferreira, ela herdou o talento para o teatro, mas Bibi Ferreira, em quase 90 anos de carreira, construiu uma trajetória própria, longe da sombra de quem quer que seja. Exemplo de vitalidade, ela, que já interpretou as canções de Piaf e Chico Buarque para públicos de vários países, continua a fazer turnês. Parar? Nem pensar. Ela garante que ainda tem muita lenha para queimar. Alguém duvida?
Laura Cardoso (89 anos) – A desenvoltura que apresenta no palco não indica a idade que a atriz de tantas novelas e peças tem. O grande público conhece Laura Cardoso, porém, da TV. A atriz é disputada por autores e diretores, que fazem questão de sua presença no elenco de suas produções. Ela agora está no ar na novela global Sol Nascente, vivendo uma vovó má e já tem angariado elogios por sua atuação. Bom, ela deve estar a acostumada a isso.
Fernanda Montenegro (87 anos) – Única atriz brasileira indicada ao Oscar – por sua atuação no filme Central do Brasil –, Arlete Esteves (nome de batismo de Fernanda Montenegro) é quase uma unanimidade. E faz tempo. Nome marcante na história do teatro brasileiro no século 20, tendo encenado de tragédias gregas a peças de Nelson Rodrigues, Fernandona, como os amigos a chamam, também coleciona papéis marcantes e prêmios internacionais na TV.
Lima Duarte (86 anos) – Criador de tipos antológicos como o coronel Sinhozinho Malta (Roque Santeiro), o pistoleiro Zeca Diabo (O Bem Amado) e o matuto Sassá Mutema (O Salvador da Pátria), Lima Duarte se orgulha de ser o último remanescente da primeira transmissão da TV no Brasil, em 1950, quando a emissora Tupi foi ao ar. Desde então nunca mais deixou da atuar e dirigir em produções históricas, como Beto Rockfeller e Pecado Capital. Ele é uma espécie de Senhor TV.
Ary Fontoura (83 anos) – Rosto mais que frequente na TV, Ary Fontoura também demonstra ter muito gás para continuar uma carreira que também é dedicada ao teatro. Integrante de elencos que fizeram história, como os de Roque Santeiro, Saramandaia e Tieta, Ary consegue ir da comédia ao drama com grande facilidade e é um dos atores de maior aceitação por parte do público. Não à toa está sempre escalado para as produções globais nos mais diversos horários.
Nicette Bruno (83 anos) – Simpática e sorridente, a atriz é outro nome que permanece muito requisitado para as novelas da Globo. Matriarca de uma família de artistas, Nicette começou cedo e seu hábitat, apesar do sucesso na TV, é mesmo o teatro. Atualmente está em cartaz com uma peça em que contracena com outra veterana, Eva Wilma (prestes a completar os mesmos 83 anos). A dupla prova, sem dúvida, que, para a arte, a idade não é um obstáculo intransponível.