ERMIRA preparou uma lista de algumas das principais novidades que chegarão às livrarias em 2017. Nela estão obras há muito esperadas, novas edições e biografias. Confiram!
Romance de Dom Pantero no Palco dos Pescadores (Ariano Suassuna)
Finalmente o grande romance final de Ariano Suassuna vai sair, depois de mais de 30 anos de trabalho e muitos adiamentos. Composto por dois volumes – O Jumento Sedutor e O Palhaço Tetrafônico –, o livro foi todo composto a mão, incluindo as ilustrações em forma de cordel. O escritor, que morreu em 2014, sempre fez muito mistério sobre este livro, que traz o imaginário nordestino em estado puro e muito humor. O lançamento será realizado em maio.
Autobiografia Poética / Dr. Urubu e Outras Fábulas (Ferreira Gullar)
O poeta e crítico que nos deixou em 2016 terá parte de sua obra reeditada em 2017 pela Editora Autêntica. Estão planejados os lançamentos de uma obra infanto-juvenil do autor, Dr. Urubu e Outras Histórias, mostrando uma parte de seu trabalho não tão conhecida do grande público. O produto mais aguardado é a nova edição de Autobiografia Poética, em que ele faz um balanço de sua trajetória na poesia. O livro virá acompanhado de um DVD com depoimentos de Gullar.
Into the Water (Paula Hawkins)
Autora do best-seller A Garota do Trem, que em 2016 foi adaptado para o cinema, Paula Hawkins terá mais uma obra publicada no Brasil. Em 2017, pelo selo Record, chega às livrarias o título Into The Water (sem título definido em português). É mais uma trama de suspense, ao estilo da escritora. Desta vez, o enredo começa com o assassinato de uma mãe solteira e sua filha, encontradas mortas em um rio. A investigação revela que o caso é bem mais intrincado do que aparentava.
Roberto Marinho – O Poder Está no Ar (Leonêncio Nossa)
Pedro Bial já fez uma biografia do fundador das Organizações Globo, mas a obra padeceu da circunstância de ser um empregado falando do patrão. O jornalista capixaba Leonêncio Nossa promete contornar este problema, mostrando todas as facetas do empresário que foi pioneiro em muitas áreas da comunicação, fez campanha para derrubar Getúlio Vargas, apoiou a ditadura militar e fez de suas empresas um centro de poder no Brasil. Previsão para sair no final de 2017.
Sílvio Santos (Ricardo Valladares)
Se o todo-poderoso da Globo terá sua vida contada numa biografia em 2017, Sílvio Santos, do SBT, também terá a sua. Ricardo Valladares, jornalista especializado em coberturas de televisão, está pesquisando para este trabalho desde 2014. A intenção inicial era lançar o livro em 2016, juntamente com uma série de homenagens que o apresentador ter recebido pelos seus 86 anos, como uma exposição em São Paulo. A obra foi autorizada por Sílvio, mas ele não a lerá com antecedência.
O Livro das Virtudes (William J. Bennett)
A Editora Nova Fronteira vai reeditar a versão brasileira do título em 2017, livro que estava fora de catálogo há algum tempo. A iniciativa vai trazer de volta às livrarias dois volumes de uma obra que tem a proeza de reunir textos clássicos de Shakespeare, Esopo e Aristóteles ao lado de contos de autores consagrados do Brasil, como Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana. Em comum há o desafio de se falar das virtudes humanas em pensamentos, contos e excertos literários.
Beren e Luthién (J.R.R. Tolkien)
Em maio chega às livrarias – inglesas, por enquanto – uma edição comemorativa do livro Beren e Luthién, de J.R.R. Tolkien, autor da saga O Senhor dos Anéis. A iniciativa lembra os 100 anos do livro, que traz o já conhecido tom de magia dos trabalhos do escritor, contando o amor impossível entre um humano mortal e uma elfa imortal. A edição trará ilustrações de Alan Lee e as várias versões de Tolkien para o texto, que transita no fantástico universo da Terra Média.
The Lyrics – 1961-2012 (Bob Dylan)
Vem aí a compilação de todas as letras do mais novo Nobel de Literatura. A Companhia das Letras já anunciou o lançamento de um volume bilíngue com a obra do compositor para 2017. Depois de elevar as letras de músicas a um outro patamar com a escolha de seu nome para o Nobel por parte da Academia Sueca, Dylan, que não foi receber o prêmio, ganhará lugar de destaque nas livrarias. A Editora Planeta também planeja lançar a totalidade das crônicas escritas por Dylan ainda em 2017.
Obra completa (Simões Lopes Neto)
Um dos grandes nomes da literatura gaúcha está recebendo um tratamento de gala por parte de uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Sul por conta do centenário de sua morte. Os professores estão recuperando seus trabalhos e em 2017 este ciclo será fechado com a publicação de sua obra completa, que inclui dois volumes com peças de teatro, uma antologia de crônicas (Inquéritos em Contraste), um livro com traduções de seus textos e uma biografia.
Diários da Presidência – Vol. 3 e 4 (Fernando Henrique Cardoso)
Em 2017, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa a publicação das obras Diários da Presidência, com os dois últimos volumes da série. A Companhia das Letras estima que os dois livros devam chegar às livrarias até a metade do ano, abordando os anos de 1999 e 2000 (volume 3) e 2001 e 2002 (volume 4). Esperam-se mais revelações de FHC, já que os livros abarcam episódios importantes, como a crise cambial de 1999 e o apagão elétrico, em 2000, e a sucessão de 2002.