Está em cartaz nos cinemas O Assassinato no Expresso Oriente, nova versão do famoso romance policial de Agatha Christie dirigida por Kenneth Branagh, que dá vida ao célebre detetive Hercule Poirot. A história já tinha ganhado uma ótima adaptação em 1974, conduzida por Sidney Lumet, que reunia um elenco estelar, com Albert Finney no papel de Poirot, além de Lauren Bacall e Jacqueline Bisset. Desde Auguste Dupin, personagem criado por Edgar Allan Poe que inspirou o tipo clássico do detetive particular da ficção, o investigador privado que desvenda crimes tidos como insolúveis, usando métodos nem sempre muito ortodoxos, ganhou os mais variados perfis na literatura policial, desde o cerebral Sherlock Holmes até o violento e instintivo Sam Spade. Confira a seguir o roteiro que ERMIRA preparou com filmes clássicos protagonizados por esses personagens cativantes e baseados no que há de melhor na literatura policial:
Sam Spade em “O Falcão Maltês”
Cínico, um tanto quanto amoral e violento quando é preciso, Sam Spade é o protótipo do detetive durão, guiado muito mais pelo instinto do que por uma capacidade extraordinária de análise. O investigador particular criado por Dashiell Hammett, o mestre da literatura noir, vive no limiar entre uma vida respeitável e a marginalidade. O mais famoso personagem de Hammett é protagonista de um único livro, O Falcão Maltês, que deu origem a um dos melhores, e em muitos aspectos inigualável, filmes do gênero até hoje, dirigido por John Huston e estrelado por Humphrey Bogart. O Falcão Maltês (1941) estreou no Brasil com o título de Relíquia Macabra.
Philip Marlowe em “À Beira do Abismo”
O detetive Philip Marlowe, o herói amargo e solitário do escritor norte-americano Raymond Chandler, outro mestre do romance policial noir, lembra, numa primeira impressão, Sam Spade. Não hesita em usar da força se for necessário e circula com desenvoltura pelo meio marginal da Califórnia. Porém, tem um senso de integridade que falta ao ambicioso Spade. Também estrelada por Humphrey Bogart, a adaptação de uma das aventuras do detetive para o cinema, O Sono Eterno, rendeu um clássico do gênero. Com direção de Howard Hawks e tendo como um dos roteiristas ninguém menos que o escritor William Faulkner, Prêmio Nobel de Literatura de 1949, o filme de 1946 – que no Brasil estreou com o título de À Beira do Abismo − traz ainda a estrela Lauren Bacall, no auge da sua beleza e já casada com Bogart.
Lew Archer (Harper) em “A Piscina Mortal”
Outro tipo durão, criado pelo canadense Ross MacDonald. É parecido com Marlowe, cínico e desiludido com o american way of life, mas fiel a um código de conduta próprio que o impede de se curvar aos poderosos e ceder a subornos e chantagens. Em A Piscina Mortal (1974), Paul Newman, dono dos olhos azuis mais famosos do cinema, encarna o personagem sob o nome ligeiramente diferente de Lew Harper e contracena com sua mulher, Joanne Woodward, e Melanie Griffith no início de sua carreira, como uma ninfeta provocante. A Piscina Mortal é um dos melhores romances de MacDonald protagonizado por seu famoso detetive e o filme mostra-se à altura da história original. A direção é de Stuart Rosenberg.
Sherlock Holmes em “Os Cães de Baskerville”
O detetive de Arthur Conan Doyle é, sem dúvida, o mais famoso de todos os tempos. É um homem culto e refinado e usa sua impressionante capacidade de raciocínio para solucionar os crimes mais intricados, sempre auxiliado pelo médico Watson, cuja inteligência mediana serve de contraponto ao brilhantismo de Holmes. As aventuras do personagem já foram adaptadas inúmeras vezes para o cinema, incluindo a franquia bilionária dirigida por Guy Ritchie, com Robert Downey Jr. dando vida a um Sherlock Holmes um tanto tresloucado. ERMIRA indica uma adaptação norte-americana de 1939, dirigida por Sidney Lanfield, de um dos melhores romances de Doyle com o personagem, Os Cães de Baskerville (1939), com um dos intérpretes mais famosos de Sherlock Holmes no cinema, o ator Basil Rathbone, vivendo pela primeira vez o personagem.
Miss Marple em “A Maldição do Espelho”
Nada escapa a essa respeitável senhora inglesa, com cara de vovó. Miss Marple, outra criação de Agatha Christie, coloca sua incrível perspicácia em prática para solucionar os crimes mais misteriosos. No cinema, a mais célebre versão de uma aventura da personagem é o filme A Maldição do Espelho (1980), com Angela Lansbury na pele dessa curiosa detetive e um elenco estelar composto por Elizabeth Taylor, Kim Novak, Tony Curtis, Rock Hudson e Geraldine Chaplin.