-
Abraão Lincoln Ferreira Costa
Professor de filosofiaAbraão Lincoln Ferreira Costa é professor de Filosofia do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (Uniplan) e também doutorando em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
-
Adriano Correia
Filósofo e professorAdriano Correia, baiano de Tanhaçu, vive há uma década em Goiânia. É doutor em Ética e Filosofia Política pela Unicamp, pesquisador do CNPq e professor na Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, da qual é o atual diretor. De sua produção bibliográfica cabe destacar: Hannah Arendt (Ed. Zahar) e Hannah Arendt e a Modernidade: Política, Economia e a Disputa por uma Fronteira (Forense Universitária).
-
Antônio LaCarne
EscritorAntônio LaCarne é cearense, nasceu em 1983. É autor de Salão Chinês (Patuá, 2014) e Todos os Poemas são Loucos (Gueto Editorial, 2017). Participou das coletâneas A Polêmica Vida do Amor (Oito e Meio, 2011) e A Nossos Pés (7Letras, 2017). Seus textos estão presentes em revistas e suplementos literários, além de ter poemas publicados na Colômbia.
-
Beatriz Valle
PsicanalistaBeatriz Valle nasceu em Campo Formoso (hoje, Orizona), em Goiás. É psicóloga formada pela PUC-GO e psicanalista pela Fazenda Freudiana de Goiânia. Foi chefe da Seção de Psicologia e da Seção de Atendimento Infantil do Hospital das Clínicas da UFG. Atende em consultório particular desde 1985. Artista plástica, ganhou, entre outros, o Prêmio Novos Valores 1991, da Casa Grande Galeria.
-
Bruno Rocha Lima
JornalistaBruno Rocha Lima é jornalista, com master em Gestão Estratégica de Empresas de Comunicação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS-SP). Foi repórter e colunista substituto de política e editor de Abertura do jornal O Popular. É assessor de comunicação do deputado federal Daniel Vilela (PMDB-GO).
-
Caio Plessmann de Castro
Cineasta e escritorNascido em São Paulo, é escritor, cineasta e cineclubista. São Paulo, Cidade Aberta é o seu primeiro longa-metragem. Suas atividades como cineasta tiveram início na Faculdade de Direito da PUC-SP durante a década de 1990. Realizou em 1997 o primeiro programa sobre política cinematográfica na TV, intitulado ABD no AR, exibido durante dois anos na TV Senado. Produziu os primeiros 48 episódios de Curta em Movimento e Estação Documentário, na mesma emissora. Em coautoria, publicou O Cinema da Retomada, 90 Cineastas (Editora 34, 1990). Ainda na década de 1990, apoiou a produção executiva de Dois Córregos, de Carlos Reichenbach, e de vários outros longas. Realizou estudos de direção, direção de atores e montagem cinematográfica com Rogério Sganzerla, Mogica Marins e Fernando Solanas. Filmes institucionais, de campanhas políticas, de propaganda, além de documentários, integram a sua trajetória. No CPC da UMES-SP, aprofundou e expandiu a curadoria cineclubista. Atuou como conselheiro e diretor da ABD-SP, da ABD nacional e do Congresso Brasileiro de Cinema. É membro da Associação Paulista de Cineastas (Apaci) e ativista do Movimento Belas Artes (MBA). Seu último trabalho consiste em uma trilogia de curtas-metragens documentais, realizada na América Central em 2015.
-
Cileide Alves
JornalistaJornalista, com master em Jornalismo para Editores, pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS-SP), e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás. Foi repórter da TV Brasil Central e trabalhou por 28 anos no jornal O Popular, onde foi repórter e editora de Política, editora-executiva, colunista política por 12 anos e editora-chefe.
-
Clara Longo de Freitas
EstudanteBrasileira, 17 anos, vive atualmente na região de Washington, DC, com os pais. Ela está no terceiro ano do ensino médio da Walter Johnson High School, onde é repórter e editora de Opinião do jornal The Pich, da unidade de ensino.
-
Cláudio Aleixo
Designer, Publicitário e ProfessorDesigner gráfico e publicitário por formação. Doutor em Arte e Cultura Visual (UFG), professor da Escola de Comunicação da PUC Goiás, ministra aulas para os cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda.
-
Da Reportagem/Ermira
Da Reportagem -
Deire Assis
JornalistaDeire Assis é jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás. Por cerca de 18 anos, dedicou-se ao jornalismo diário, 13 deles na redação do jornal O Popular, de Goiânia. É coautora de Caminhos da Reportagem – o Jornalismo e Seus Bastidores, que assina com os jornalistas Rogério Borges (PUC Goiás e Ermira) e Vinicius Sassine (O Globo); e de SENAI Goiás 60 anos – Da Carpintaria à Automação Industrial, juntamente com o jornalista Dehovan Lima. Atualmente, é diretora de Comunicação na agência AMPLI Comunicação.
-
Divino Sobral
Artista visual e pesquisadorDivino Sobral é artista visual, pesquisador e curador independente. Recebeu, entre outras, as seguintes premiações: Prêmio Curadoria do Prêmio CNI Sesi Marcantonio Vilaça 2015; Prêmio de Crítica de Arte do Situações Brasília 2014; Prêmio Marcantonio Vilaça MinC Funarte 2009. Foi diretor do MAC-GO entre 2011 e 2013 e curador da 5ª e 6ª edições do Salão Nacional de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant (2005-2006). Como artista teve sua obra exibida na 2ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre, na 8ª Bienal de Havana, em Cuba, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu Nacional da República, Brasília, e em instituições e galerias do Brasil, Peru, Chile, Argentina e Itália.
-
Edson Wander
JornalistaMineirista de Ipatinga, pai da Clarice, amante de palavras, sons e bola. Admirador de saias e calcinhas; não as usa, mas acha lindo em pessoas como Ermira. Também não acha Danilo Gentili um cara engraçado, mas é contra açodá-lo. Esteve no Diário do Grande ABC, Veja SP, Valor Econômico eO Popular, entre outras errâncias. Formado em jornalismo pela Umesp, é filiado ao PGN [Partido da Genitália Nacional].
-
Enio Tavares
Fotógrafo e jornalistaJornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, trabalhou por oito anos no jornal O Popular, até 2006 – quatro anos como repórter e quatro como fotojornalista. Desde então, tem se dedicado integralmente ao gerenciamento de sua agência de fotografia e do seu website www.emporioimagem.com, onde expõe seu portfólio e distribui seus trabalhos produzidos principalmente para campanhas publicitárias e fotos corporativas para relatórios anuais e projetos de marketing de grandes empresas, como Votorantim, Klabin, Nike e laboratórios Achè. Trabalhando a partir de Goiânia, é representado internacionalmente pelo escritório Global Assignments, da Getty Images, em Nova York, e pela agente de fotógrafos Melody George, de Houston, no Texas. Para saber mais: www.emporioimagem.com.
-
Enzo De Lisita
Jornalista e professorGraduado em Comunicação Social – Rádio e TV e em Direito, ambos pela Universidade Federal de Goiás. Professor do curso de Jornalismo da PUC Goiás. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em TV e em rádio. É servidor concursado da Agência Brasil Central (ABC). É também mestre em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela PUC Goiás.
-
Gabriela Paiva
Estudante de Comunicação da PUC-RioGabriela Paiva é estudante de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) da PUC-Rio e moradora da Rocinha. Atualmente, é estagiária de edição de imagem na TV PUC-Rio. Fã de Carolina Maria de Jesus, Plath e de mestre Graça. Tiete atemporal de Bergman. Gosta de mato. E de frases quebradas.
-
Geraldo Alves Teixeira Júnior
Filósofo e professorGraduado em Relações Internacionais pela PUC-SP e doutor em filosofia pela Unicamp. Realizou pós-doutorado do PNPD/Capes na Universidade Federal de Goiás (UFG) entre 2013 e 2016. Sua atuação acadêmica, aulas e textos publicados concentram-se sobretudo na área de filosofia política e nas interseções desta com os demais campos das humanidades. Participou de vários eventos no Brasil e no exterior, apresentado trabalhos e conferências. É autor de diversos artigos acadêmicos e do livro A Política Antiterrorismo dos Estados Unidos: de Onde e Para Onde (Rio de Janeio: Multifoco, 2015).
-
Gérard Emmanuel da Silva
Poeta e pesquisadorResidente em Paris, o escritor francês Gérard Emmanuel da Silva lançou vários livros de história social. Como poeta, publicou Toutes les Nuits (Domens, 2004) e, pela l’Harmattan, Le Dernier Jour (2009), Lumière (2010), L’Enfant Perpétuel (2011), Chant Funèbre pour Danielle da Silva (2011), Le Bestiaire Ami (2012) e Ville (2015). Em coautoria com Bertrand Renaudineau, produziu vários documentários sobre arte para a coleção “Impressions Fortes”.
-
Iana Caramori
Jornalista e tradutoraJornalista e tradutora. Pouco tempo de profissão e muita vontade de ir longe . Já se aventurou por vários cantos e pretende viver assim por muitos anos. Brasiliense na certidão, mas cidadã do mundo no coração. É repórter do caderno de turismo do Correio Braziliense, de Brasília.
-
Karla Jaime Morais
JornalistaFormada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1986 e pós-graduada em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário/Faculdade Vicentina (FAV) em 2009. Trabalhou de 1986 a 2015 no jornal O Popular, onde exerceu as funções de repórter e editora nas áreas de Cultura, Opinião e Mundo, entre outras. É mãe de duas meninas e maratonista.
-
Luís Araujo Pereira
Professor e escritorFoi redator de propaganda e professor da Faculdade de Letras da UFG. É mestre em Estudos Literários pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, de Paris. Escreveu crônicas para o jornal O Popular, no caderno Magazine, de 2002 a 2015. Integrou em oito edições o júri de seleção do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), duas das quais como coordenador. Publicou os seguintes livros de poemas: Ofício Fixo (1968), Linhas (1994), Minigrafias (2009), Poésie Pour Dire Moins (2013) e Garatujas (2016). Com Stela Horta, participou da organização e apresentação do Caderno do MIS, nº 5, dedicado ao fotógrafo Samuel Costa, intitulado Imagens do Brasil.
-
Malu Longo
JornalistaMalu Longo é jornalista desde 1982, quando se graduou pela Universidade Federal de Goiás. Trabalhou em vários veículos de comunicação e assessorias de imprensa de Goiânia, entre os quais O Popular ( 27 anos) e Câmara de Dirigentes Lojistas (12 anos). Atualmente passa uma temporada em São Francisco, na Califórnia (EUA).
-
Maria Ester de Souza
Arquiteta, urbanista e professoraGraduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). É especialista em Paisagismo e Paisagem Urbana pela Universidade Castelo Branco − RJ (2009), mestre em Geografia Urbana pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA-UFG, 2014) e doutoranda em Geografia Urbana pela UFG, com uma pesquisa sobre a erosão dos espaços públicos na cidade contemporânea. Atuou como arquiteta na urbanização de áreas públicas em Aparecida de Goiânia de 2009 a 2014. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, no Departamento de Artes e Arquitetura (desde 2012). Atua também na área de arquitetura e urbanismo, nas seguintes áreas: arquitetura residencial e comercial, meio ambiente, urbanização de espaços públicos e elaboração de planos diretores.
-
Pablo Hernandez
JornalistaMineiro que vive em Goiás, jornalista. Já trabalhou em rádio, TV, jornal e assessoria de imprensa. Quando criança treinava para bater faltas igual ao Zico, mas se saía melhor nas redações da escola e na guitarra. Hoje o esporte que mais pratica é a paternidade, incluindo a modalidade carregamento de bebê. Já atingiu o índice olímpico em troca de fraldas.
-
Pedro Nabuco
DocumentaristaFormado em Direito pela PUC-Rio, foi coordenador no Fórum Global da Rio 1992, como contratado do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Trabalhou como pesquisador, editor e escritor. Violonista e documentarista, é especialista em desenvolvimento sustentável e direito ambiental pela Universidade de Brasília.Foi diretor de seleção do Cine Gaia, Festival Internacional de Cinema Ambiental do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, realizado em 2008. Produziu e dirigiu os documentários Maracatus, Kalunga e Oikos. -
Ricardo Bazilio Dalla Vecchia
Filósofo e professorRicardo Bazilio Dalla Vecchia divide a casa com três gatos: Salomé, Frida e Pequi. Salomé foi adotada em Ribeirão Preto, no momento em que Ricardo ali vivia com Andréa. Frida caiu do telhado da sogra; é uma siamesa linda, porém “fridida”. Pequi, o caçula, foi adotado em Goiânia após soltar um grito numa esquina de dar inveja a Munch e a Zezé Di Camargo. Acontece que em 2015 Ricardo mudou-se para a terra de Cora Coralina para ser professor na Faculdade de Filosofia da UFG. Canhoto, Ricardo executa um amplo e defasado repertório ao violão e não vê a hora de poder tocar com a sua baterista, Cora, assim que ela sair da barriga de Andréa. Desde que vive distante da família, de Batatais (SP), Ricardo passou a cultivar plantas. E-mail: ricardovecchia@gmail.com.
-
Ricardo Rafael
FotógrafoRicardo Rafael começou sua carreira como laboratorista e há 17 anos exerce a função de repórter fotográfico. Trabalhou nos jornais Diário da Manhã e O Popular. É vencedor de alguns prêmios, como Top Etanol, New Holland, Massey Ferguson, Leica, CNA, OAB, Andef, entre outros.
-
Roberto Mello
Psicanalista e jornalistaÉ psicanalista (Colégio Freudiano do Rio de Janeiro), professor de filosofia (Universidade Federal do Rio de Janeiro), psicólogo (Universidade Santa Úrsula), jornalista, critico de cinema, tradutor (O Seio, de Philip Roth). Nascido em Vila Isabel, no Rio, entre o samba e o futebol, é radicado em Goiânia, onde exerce a clínica desde 1988. É cofundador da Fazenda Freudiana, da qual se desligou em 17 de março de 2016.
-
Rogério Borges
Jornalista e professorRogério Borges é jornalista graduado pela Universidade Federal de Goiás, com Mestrado em Estudos Literários e Linguística também pela UFG e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Durante 13 anos foi repórter e colunista cultural do jornal O Popular, de Goiânia. É autor do livro Jornalismo Literário: Teoria de Análise e co-autor, ao lado dos jornalistas Deire Assis e Vinicius Sassine, da obra Caminhos da Reportagem: O Jornalismo e Seus Bastidores. É professor do curso de Jornalismo e do Mestrado em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).
-
Rosângela Chaves
Jornalista e doutora em FilosofiaFormada em Jornalismo pela UFG e em Direito pela PUC-GO, é mestre e doutora em Filosofia pela UFG. Por 26 anos, trabalhou no Grupo Jaime Câmara, onde atuou como repórter e editora de Cultura do Jornal do Tocantins, e depois, no jornal O Popular, como repórter, subeditora e editora de Informática & Telecomunicações; editora de Opinião e, de 2002 a 2015, editora do caderno Magazine. Também foi articulista do jornal O Popular, de 2011 a 2015. É autora do livro A capacidade de julgar – Um diálogo com Hannah Arendt (Cânone/Editora da UCG) e tem artigos publicados em coletâneas e revistas de filosofia.
-
Rute Guedes
JornalistaFormada pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Teoria do Cinema pela Faculdade Cambury. Atuou no jornal O Popular por 20 anos, 18 deles no caderno de cultura, como crítica de cinema.
-
Tarsilla Couto de Brito
ProfessoraTarsilla Couto de Brito é professora em Goiânia, mas já foi livreira no Rio de Janeiro e estudante de Literatura em Florença (Itália) e Campinas (SP). Mestre e doutora pela Unicamp, hoje é professora de Teoria da Literatura no Departamento de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFG. Tem dedicado suas pesquisas aos problemas da Mímesis, e seu tempo livre à prosa de ficção. Cofundadora do grupo de estudos Crítica e Tradução do Exílio, gosta de organizar coisas: seminários, livros, clubes de leitura. Quando pode (e isso tem vários significados), escreve.
-
Valbene Bezerra
JornalistaJornalista formada pela UFG, com pós-graduação em Filosofia da Arte pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg). Cursou também História da Arte e Crítica Teatral. Foi repórter do caderno Magazine do jornal O Popular, escrevendo principalmente sobre teatro e artes plásticas. Atualmente é assessora de imprensa do Teatro Sesi.
-
Vital Alves
Filósofo e professorÉ mestre e doutorando em Filosofia pela UFG. Tem experiência na referida área com ênfase em Ética e Filosofia política. Atualmente, pesquisa, sobretudo, os seguintes temas: Republicanismo, Liberdade, Desigualdade, Corrupção e Virtude.