Com o novo joguinho Pokémon GO, a humanidade, de uma só tacada, descobriu como ressuscitar bichinhos horrorosos extintos há mais de uma década e retornar às priscas eras em que caçava para sobreviver. O passatempo – que para muitos significa não fazer mais nada na vida e ficar vadiando por aí – já tem gerado algumas versões. ERMIRA, em seu habitual esforço despendido com a mais alta tecnologia que softwares de acesso livre podem oferecer, apresenta seus próprios joguinhos Pokémon GO. Só não vale se viciar, hein!
Pokémon GOiânia
O joguinho consiste em andar pela cidade atrás dos Pokémons escondidos em parques, ruas, praças. Houve a necessidade de fazer esta versão adaptada para a capital goiana, que inclui um seguro de vida para atropelamentos na faixa de pedestres, assaltos à luz do dia e outros contratempos. Algumas dicas: em Goiânia, os bichinhos virtuais gostam de se esconder atrás de carros parados sobre calçadas, caçambas de entulho colocadas em locais proibidos e de duplas sertanejas.
PokéCunha GO
Versão para iniciados que têm paciência suficiente para esperar meses até seu desfecho. O objetivo é capturar o mais ardiloso dos Pokémons, o Cunhachu, que faz toda sorte de manobras para não ser pego. Entre seus sortilégios está esconder contas no exterior atrás de trustes e de perseguir seus inimigos, seja com dossiês bombásticos, seja com processos de impeachment. Ao seu lado sempre há uma Pokémon que tudo vê com seus olhos arregalados e que nunca se fecham. É uma grande sentinela.
PoukaManha GO
Modalidade do jogo feita sob medida para os crédulos e inocentes, ela só aceita participantes que acreditam em contos da carochinha, como as boas intenções do governo Temer e na história de que o Lula nunca soube de nada. Também é indicado para quem empresta dinheiro ao cunhado, quem se emociona com cenas de novela e quem compra título de capitalização com a esperança de ser sorteado. Regina Duarte e Eduardo Suplicy já estão inscritos para disputar uma liga desse joguinho.
PôkerMoney GO
Preferido por celebridades esportivas que antes jogavam buraco ou truco mas que descobriram que, endinheiradas, não devem continuar com hábitos de pobre, essa modalidade inclui caçar parceiros famosos para perder rios de dinheiro, mas ganhar status e bons contratos publicitários, além de likes nas redes sociais. Nele, os PôkerMoneys passam por grandes transformações, de pessoas em forma a astros roliços e bem relacionados, que não têm culpa de nada porque, afinal, votaram no Aécio.
PorqueMãe GO
Se você tem um filho pentelho, que não para de encher o saco e fica fazendo perguntas o tempo todo, seus problemas acabaram. Essa versão responde a todas as dúvidas de seu filhote, incluindo aquelas que nem mesmo você sabe sanar, e lhe dá um prazo para ver as fofocas do Facebook tranquilamente. O método é mandar o pirralho procurar Pokémons por aí. Ao capturar um, a criança poderá torturá-lo com sua chatice, sem importunar os pais, que estarão jogando Pokémon GO.