Apaixonado pela fotografia desde a infância, quando ganhou sua primeira máquina fotográfica do pai, o artista plástico Antonio Callefi, Josemar Callefi foi aperfeiçoando o olhar, clicando tudo e todos nas mais diversas situações. Os cursos de aprimoramento vieram na idade adulta, e o que começou como uma brincadeira tornou-se uma profissão.
Publicitário e fotógrafo, Josemar Callefi realiza sua primeira exposição artística internacional na CasaMais 55, em Mannheim, Frankfurt (Alemanha), a convite do designer e galerista brasileiro Márcio Vargas, que transformou sua ampla residência em espaço para a arte e a cultura brasileiras. A seleção de fotos do amplo acervo do fotógrafo teve curadoria da artista visual Kátia Santos (@katiasantosart), também radicada na Alemanha.
Callefi e Katia se conheceram em 2017 em um encontro de artistas em Goiânia e foram parceiros em alguns projetos. “Nas cores e na luz, as imagens de Josemar Callefi fazem uma conexão Brasil-Alemanha. Seu trabalho é muito bom”, elogia. Kátia reside há mais de 20 anos na Alemanha, promovendo intercâmbio entre artistas dos dois países. “Adoro minhas raízes. Acho importante valorizar nossa ancestralidade, nossa brasilidade e os povos originários”, afirma a artista.
Na abertura da mostra As Cores do Brasil, realizada on-line no dia 14 de maio, Josemar Callefi falou sobre seu processo criativo e a importância de levar um “pequeno recorte da nossa riqueza cultural ao exterior”. A CasaMais 55, explica Márcio Vargas, é uma casa voltada à divulgação da arte feita no Brasil. Interessados em ver a mostra As Cores do Brasil e também conhecer o acervo da galeria podem acessar o site www.casamais55.com ou o perfil @casa.mais.55, no Instagram. O projeto do fotógrafo está disponível no perfil @tangerine.fotos, também do Instagram.
Diversidade de temas e espontaneidade caracterizam os cliques artísticos do fotógrafo Josemar Callefi, assim como as cores quentes e exuberantes do Brasil. Com muita sensibilidade, ele capta o inusitado, o original e a brasilidade expressa na fé e na religiosidade das festas populares, nas paisagens e na arquitetura urbanas .
Callefi não esconde a admiração pela arte surreal e onírica de David Lynch, diretor de cinema, artista visual e produtor, e se diz influenciado por suas imagens carregadas de simbologia. Como o premiado diretor de Cidade dos Sonhos e Twin Peaks, Callefi acredita que “as imagens estão dentro de cada um de nós”. Confessa não ter nenhum tema favorito. “Gosto de fotografar mesmo aquilo que não é considerado belo”, diz o fotógrafo, que já registrou espetáculos de dança, teatro e música, concertos de orquestras, festas folclóricas e cartões-postais de Goiás. Além da intensidade das cores do Cerrado, Callefi é um adepto das fotos em preto e branco, que proporcionam, na sua opinião, nuances e contrastes bem originais.
Exposição: As Cores do Brasil
Fotógrafo: Josemar Callefi
Local: CasaMais 55 , Mannheim – Frankfurt (Alemanha). Site www.casamais55.com), @casa.mais.55, perfil do Instagram)
Data: Até julho
Excelente trabalho desse fotógrafo.
Muito bom ver a nossa linda cultura transitando pelo mundo. Callefi tem um olhar diferenciado. Merecido!
Muitos parabéns à todas as pessoas que contribuíram para este intercâmbio cultural.
Salve!
O fotógrafo consegue captar a beleza em todas as suas formas. O Brasil sendo muito bem representado com suas diferenças e cores.
Acho maravilhoso que a nossa arte possa atravessar fronteiras e ser apreciada em outros Continentes. Parabéns aos envolvidos, Artista e Anfitrião.