• Sobre Ermira
  • Colunas
    • Aboios
    • Arlequim
    • Arranca-toco
    • Chapadão
    • Chispas
    • Dedo de prosa
    • Errâncias
    • Especial
    • Espirais
    • Florações
    • Margem
    • Maria faz angu
    • Matutações
    • Miradas
    • Mulherzinhas
    • Projeto Ensaios
    • NoNaDa
    • Pomar
    • Rupestre
    • Tabelinha
    • Terra do sol
    • Veredas
  • Contribua
  • Colunistas
  • Contato
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter

ERMIRA

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Sobre Ermira
  • Colunas
    • Aboios
    • Arlequim
    • Arranca-toco
    • Chapadão
    • Chispas
    • Dedo de prosa
    • Errâncias
    • Especial
    • Espirais
    • Florações
    • Margem
    • Maria faz angu
    • Matutações
    • Miradas
    • Mulherzinhas
    • Projeto Ensaios
    • NoNaDa
    • Pomar
    • Rupestre
    • Tabelinha
    • Terra do sol
    • Veredas
  • Contribua
  • Colunistas
  • Contato
Imagem: O Circo (Djanira da Mota, 1944)
Imagem: O Circo (Djanira da Mota, 1944)
Imagem: O Circo (Djanira da Mota, 1944)

Luís Araujo Pereira em Espirais Professor e escritor | Publicado em 20 de setembro de 2026

Luís Araujo Pereira
Professor e escritor
20/09/2026 em Espirais

  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google +
  • Compartilhar no WhatsApp
← Voltar

O circo do estranho

Uma versão errante, entre outras dispersas: assim a história foi ganhando acréscimos. Quem a ouviu passou-a adiante do jeito que a recebeu. Segundo testemunhos, a voz do Mago estava debilitada – frases com inflexão de dor e murmúrios escorrendo lamentos. Desse modo, em seu relato hesitante, disse o seguinte, naquela noite de atrações circenses:

“Eu não sei se tive a oportunidade de dizer, mas eu sou uma pessoa triste, daquelas que ficam mais deprimidas ainda quando se deparam com tardes completamente cinzas, acentuadas por nesgas de azul, pra falar o mínimo de cores. Ai daquelas tardes de sexta-feira, quando, às dezoito horas, passavam carros cantando pneus em direção a um lugar indeterminado! E, nessa hora, cheia de meandros, eu não sabia se a vida poderia ser melhor aqui ou num story-board de Fellini. Por causa da minha admiração por Cartier-Bresson, o melhor prestidigitador das imagens, penso em todos os cenários – os únicos, que seduzem um fotógrafo – porque, na minha memória, permanecem registrados entre o cinza e o preto, o branco como espanto.  São nessas tardes, quando a alma está por um fio, que Ismália sai da redoma, a personagem oscilante de Alphonsus.  O poema trata de uma indecisão: o voo ou o mergulho. O alto e o baixo. A loucura pertence – se algum dia ela pertenceu a alguma coisa – ao fato de que o céu e o mar são antagônicos e complementares. Os deuses, nesse assunto, são nulos.”

Assim, naquele circo e naquela noite, falou o Mago.

Triste, abatido, estava em pé no meio do picadeiro. A sua história – a que acabara de contar – exigia um ouvinte raro. Tudo o que ele dissera, o sentido do que a sua revelação escondia, só foi percebido por uma garotinha que, num estalo, concluiu:       

“Encontrei o meu igual.”

E esperou, aflita, que ele continuasse a sua melancólica narração.      

Mas os magos – aqueles que de fato são originais e, por isso, nos causam sentimentos de estranheza e maravilhamento – escondem um quinto naipe. No Tarô, o inexplicável escorre pelos dedos dos arcanos.         

Por isso, fez um movimento, enfiou a mão no bolso do casaco e tirou uma bola vermelha. Os que estavam nas primeiras filas notaram de imediato que era uma bola de pano, macia e leve. Em seguida, atirou-a para cima. 

Erguendo o mais alto possível a cabeça, as pessoas tentavam localizar o ponto em que o objeto havia desaparecido. Elas dobravam o pescoço para trás, com renovado esforço, até que, num movimento contrário, foram atraídas para outro ato, que agora se desenrolava no meio do picadeiro.        

Para perturbar mais ainda a atenção de todos, o Mago abriu um baú e fez com que as pessoas esquecessem a bola no alto. De dentro, a partir de um gesto esotérico, surgiu um enorme sapo que em seguida alçou voo e ficou planando. O bicho, após a sua performance, desceu sob uma miríade de luzes, como se fosse um Fred Astaire dos pântanos.       

Sem querer aparecer muito e causar alarde, o animal – sofrendo a repulsa eterna dos répteis, o que lhe valia reações de nojo – abriu a bocarra e anunciou:        

“A bola foi para Marte.” 

Na saída, por causa do ar atônito que fincava o rosto das pessoas, a garotinha, sem muito esforço, foi a única que compreendeu o selvagem mundo em que vivia – e, a caminho de casa, ria, enquanto vagalumes iluminavam o seu rosto.

Tag's: crônica, literatura, Luís Araujo Pereira

  • “Pensar com as mãos”

    por Luiggi de Barros Cestari em Projeto Ensaios

  • Que tipo de eleitor você é? O que se ilude, o que desiste ou o que participa?

    por João Aparecido Gonçalves Pereira em Matutações

  • Travesti é substantivo coletivo: o que a cultura ballroom ensina sobre a vida

    por Jolie Gregório Caetano em Projeto Ensaios

  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Google +
  • Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário (cancelar resposta)

O seu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

ERMIRA
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter